Anna Fortuna nasceu no Rio de Janeiro no dia 11 de Julho de 1970.

Seu pai, o cartunista Fortuna, desde cedo a colocou em contato com diversas formas de expressões artísticas, despertando-lhe interesse em música, interpretação, artes plásticas e literatura. Dele certamente Anna Fortuna herdou a criatividade, a ousadia, o engajamento artístico, a lucidez e o espírito crítico, que se manifestava nos seus textos e atuações como atriz, bailarina, coreógrafa e diretora.

Estudou Dança contemporânea na  
Angel Vianna - Escola e Faculdade de Dança; Teatro na Oficina de atores Eduardo Wotzik; e Educação artística na Universidade Metodista Bennett.

Tendo abraçado a interpretação e a dança, sua trajetória artística começa com performances em lançamentos de livros, clubes, bares, além de peças de teatro com boa repercussão e críticas favoráveis na grande imprensa, destacando-se “Os mumins”; criado pela alemã Anne Westsphal, e apresentado no Teatro Cacilda Becker; “A farra dos atores”, dirigido por Márcio Vianna” no Centro Cultural Banco do Brasil; “A desordem”, de Regina Miranda, apresentada no Teatro Municipal; “Sarau do Machado”, onde além de atriz, trabalhou com a preparação corporal e direção de coreografia; e apresentações com o Corpo de Dança Contemporânea da Escola Angel Vianna, no Teatro Ziembinsky.​


Atuou e fez a direção e coreografia do espetáculo “Tomato” no Festival de dança “Enfoque contemporâneo”, no Teatro Cacilda Becker, com a participação das bailarinas Flávia Fafiães e Paula Otero.

De 1992 a 1995 foi responsável por uma coluna no Jornal “Papo Teatral”, onde escrevia sobre dança nas suas mais diversas expressões e seus protagonistas. De 2002 a 2003 foi responsável por uma coluna no Jornal “Pasquim 21” onde escrevia tiras de humor.

Fez parte do grande Júri como representante de Cartum no “19º Festival Carioca de Humor”, ao lado de Lobo, Ique, Mariano e Benício. Foi conferencista na I Semana de Quadrinhos ECO-UFRJ.

Coordenou o projeto Garatuja´s, onde cartunistas brasileiros criavam animações e fundos de tela para uso em celulares e desenhos para produtos numa loja virtual.

 

Anna Fortuna nos deixou no dia 7 de Outubro de 2019. Fica a lembrança daquela menina de olhos verdes que sonhava com um Mundo melhor.

Até um dia.

Do teu irmão que nunca te esquecerá,
Marcelo Fortuna


 

Anna F.jpg
Clique na foto

© 2023 por Bruno Borges. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Twitter Classic
  • Facebook Classic
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now